Ayakashi Japonese Classic Horror: histórias de fantasmas

| domingo, 1 de junho de 2014

"Existe mais coisas entre o céu e a terra do sonha nossa vão filosofia."William Shakespeare
É com essa frase épica de Shakespeare que começo nosso bate papo de hoje. Vamos falar de um anime que veio para revolucionar a forma de se fazer uma animação, Ayakashi: japonese classic horror, sendo que a série é dividida em três histórias fechadas, sendo que cada uma possui um Character Design diferente, além de personagens e histórias distintas.Mas antes de continuar, vamos teorizar um pouco sobre o termo Ayakashi e Mononoke. Ayakashi é uma espécie de fantasma japonês, dentre eles estão classificados também Youkais menores e alguns maiores. quando um determinado ser sente um rancor de alguém e acaba padecendo sem revolver estes problemas, depois da morte não consegue descansar e acaba ficando preso a terra por seus sentimentos, tornando-se uma Ayakashi. Existem também seres que já nasceram como Youkais (ou Ayakashis) dentre eles estão a Mulher da neve, kitsunes (raposas), Kappas e tengus (corvos) e etc, além de seres conforme a idade tornam-se Youkais.Quando os ayakashis ou youkais entram em contanto com os sentimentos humanos, sejam de ressentimento, ódio ou simplesmente se identificarem com as pessoas, a entidade torna-se perigosa e absorvendo os sentimentos humanos, torna-se assim um Mononoke e passa a buscar vingança, falaremos mais sobre isso, mais tarde.

Primeira História: Yotsuya Kaidan


Trata-se de uma história clássica escrita por Nanbuko Tsuruya, conhecemos o Ronin (samurai sem mestre) Iemon Tamiya, meio que desonrou a família de sua esposa Oiwa e a teve retirada de seus braços  pelo pai da moça, ele começa a procurar recuperá-la, mas sempre é negado pelo pai. Ele se junta a outro cara e juntos assasinam o pai de Oiwa e o namorado da irmão/cunhada dela. Lemon consegui sua esposa de volta e o seu auxiliar o desenrolar da história a irmã.Pouco depois de Oiwa voltar para o marido ela lhe dá um filho, mas a pobre mulher acaba adoecendo. A casa onde moravam era miserável e Lemon se metia em algumas digamos que encrencas, chegando a aprisionar um hoem em casa. Com a mulher doente e a casa miserável, ele começa a se encontar por outra mulher e adivinhem só, mais jovem e rica, a moça e seu pai lhe oferecem um casamento, mais algo impedia , a mulher de Lemon.

A moça e a empregada da casa manda um remédio para Oiwa, mas na verdade se tratava de um veneno que desfigurava o rosto da vitima. Com a mulher desfigurada, finalmente Lemon a abandona indo se casar com moça rica, praticamente entregando sua antiga mulher a um servo. O homem que não era nada bobo, avança contra Oiwa e a pobre mulher o repele com todas as forças que lhe restam. ela se prepara no desespero para ir atrás do marido e acaba morrendo pela faca que ela mesma fincou na parede.Lemon, assassinou o cara que trancou no armário de casa e colocou sobre uma placa de madeira e do outroi lado da mesma  o cadáver da esposa, jogando-os no no rio, assim dizendo a todos que eles tinham um caso (justificando o sumiço). Ele abandou a mulher, o filho e seu lar por dinheiro, como terminaram esse trágica história.O interessante desta história é que ela uma espécie de história teatral japonesa, sendo que vemos o próprio escritor meio que contando a história de Oiwa e Lemon. Fora a abertura com ilustrações belíssimas dos personagens em estilo clássico japones. Por hoje vou ficar por aqui, semana que vem vou falar um pouco sobre a segunda história Tenshu Monogari. Espero que tenham gostado não deixem de curtir nossa página no facebook: https://www.facebook.com/nihonmundodosmangas.
ABERTURA

Bônus: Imagem de gravura do conto original:

0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲